6 argumentos para convencer seu amigo a beber cerveja artesanal

Avisar que “lugar de milho é na pamonha” não foi suficiente para convencer aquele seu amigo a vir para o time dos apreciadores de cerveja artesanal? Calma, ainda não significa que tudo está perdido, você só precisa de uma ajudinha. 

Separamos aqui 6 argumentos matadores para convencer o seu amigo a, finalmente, vir para o lado cerveja artesanal da força. Já separa o caderninho ou o celular mesmo, anota todas elas e chama o brother para bater um papo sério. Vamos lá?!

1. As artesanais são feitas com ingredientes de melhor qualidade

Geralmente uma cervejaria artesanal nasce de uma vontade: disponibilizar no mercado um produto de qualidade superior aos que já existem por aí. Sendo assim, na maioria das vezes, o cervejeiro seleciona os melhores ingredientes para chegar a um sabor incomparável, o que tornará o seu produto único.

2. Ampla variedade de sabores e experiências sensoriais

A consequência da seleção de ingredientes de qualidade reflete diretamente no sabor. É por isso que quando falamos em cerveja artesanal, a variedade de sabores que pode ser encontrada nas artesanais é enorme. 

Para se ter ideia, existem cervejas com aroma de banana, café, chocolate, rapadura, entre outros. Avisa seu amigo que isso ele não encontra em cerveja comum, é preciso provar uma artesanal de respeito.

3. Possibilidade de harmonização com os mais diversos pratos

Como dissemos, diferente das cervejas comuns que têm quase sempre o mesmo gosto – e seu amigo tá aí para confirmar isso –, as artesanais possuem os mais variados aromas. Com isso, é possível explorar infinitas possibilidades de harmonização. 

Por exemplo, existem cervejas que levantam os sabores de pratos mais leves como peixes e frutos do mar, outras que combinam com pratos condimentados como feijoada. Basta escolher a cerveja artesanal que mais lhe agrada para dar início à festa de combinações no paladar! 

4. Oportunidade de sair da mesmice

Um único ano possui, em média, 104 finais de semana. Para que ficar refém do mesmo sabor em todos eles? Beber cerveja artesanal é sair da mesmice, é se surpreender a cada nova cervejaria descoberta, a cada novo tipo de cerveja provado e a cada combinação de ingredientes inusitados. 

Avisa o brother que a vida é uma só, mas dentro dela cabe muito mais do que um único tipo de cerveja. 

5. Cerveja artesanal é mais saudável

Você sabe o que há na composição de uma cerveja comum, popular? Na verdade, ninguém sabe com certeza devido aos adjuntos e produtos químicos adicionados à mistura com a finalidade de acelerar o processo de fabricação, mascarar defeito, dar cor etc. E, bem, quando a confusão começa já do lado de fora da garrafa, na listagem dos ingredientes, é porque certamente o lado de dentro não é saudável.

Além disso, para baratear a produção, pois as cervejas populares são produtos feitos em massa, vários ingredientes de baixo custo como milho, arroz, mandioca e high maltose são adicionados à mistura. 

O mesmo não acontece nas cervejarias artesanais, pois o foco não é a produção em massa, mas a entrega de um produto premium, diferenciado. Ou seja, basta olhar no rótulo para saber exatamente o que está dentro da garrafa. Bem mais saudável, não?!

Além disso, você colabora para outro tipo de saúde: a economia local. Nada melhor do que incentivar a produção de alta qualidade e a geração de empregos em sua comunidade, não é? E isso não para nas microcervejarias. Bares, botecos, restaurantes e eventos são impactados positivamente pelo movimento das cervejas artesanais. Isso merece um brinde!

6. Depois de vazias, as garrafas podem virar decoração

O capricho com que grande parte das cervejas artesanais é feito começa pelo preparo e só termina na garrafa. Repare na riqueza de cores e detalhes presentes em um rótulo de cerveja artesanal, tudo feito para que elas conquistem o consumidor, antes de mais nada, pelo olhar. 

Depois de vazias, elas podem virar vasos, luminárias e até ingressar em uma coleção de garrafas de cerveja. Por que não?!

E aí, acha que agora você tem um bom arsenal de argumentos para convencer aquele seu amigo a parar de tomar milho e passar a degustar uma boa cerveja artesanal? 

Compartilhe o conteúdo com outros apreciadores de artesanais para que eles também convençam outras pessoas a virem para o lado mais saboroso da vida!