O copo certo para sua cerveja favorita

Apesar de não ser uma criação originalmente brasileira, há anos a cerveja se tornou praticamente representante da cultura verde amarela.

Por isso, não dá para imaginar um happy hour, um churrasco ou uma tarde relaxante sem a companhia de uma garrafa da bebida. Afinal, em um país quente e de povo acolhedor como o Brasil, a cerveja tem o papel de refrescar e aproximar as pessoas, transformando qualquer encontro no mais saboroso e agradável evento.

E apesar de ser uma bebida popular, que cai bem em qualquer copo – e até direto da garrafa pra goela seca –, existem algumas boas práticas que podem melhorar a degustação. Veja a seguir quais os copos certos para bebericar a sua cerveja favorita.

 

Copo americano

 

Copo Americano

Foto: Nadir Figueiredo

 

Apesar do “americano” no nome, esse é o tipo de copo que representa o Brasil melhor do que futebol e samba. É a Havaianas dos copos. Quer saber o que faz do copo americano uma boa opção para beber a sua cerveja, seja ela qual for? Veja:

Democrático – pode ser encontrado em qualquer boteco, dos mais simples aos mais requintados;

Tamanho ideal – com seus 190 ml de capacidade, dá pra beber tudo sem dar tempo da bebida esquentar;

Clássico – o desenho original do copo americano é de 1947, ou seja, degustar sua cerveja em um copinho desse é homenagear anos de história.

 

Tulipa

 

Copo Tulipa

Foto: Nadir Figueiredo

Aproveitando o gancho do copo americano, é hora de falar de outro copo muito conhecido e igualmente democrático: a tulipa. O motivo de sua popularidade é que, segundo especialistas no assunto, esse é o copo ideal para degustar a cerveja mais consumida do Brasil, a pilsen.

O que o torna ideal para o consumo desse tipo de cerveja é a sua borda mais fechada, capaz de concentrar a espuma e manter a cerveja gelada por mais tempo.

 

Caldereta

Bamberg Caldereta

Nossa Caldereta também é ideal para Pilsen <3

Para quem não quer ter um arsenal de copos em casa, a caldereta é a versão brasileira do American Pint Glass, um copo versátil que pode ser usado para qualquer bebida.

Seu formato simples, reto, com capacidade máxima de 300 ml, não atrapalha na experiência de nenhum tipo específico de cerveja. Ou seja, é um bom coringa para quem gosta de provar diferentes estilos da bebida.

 

Weizen

Bamberg Weizen

Os principais diferenciais de um copo Weizen são o seu tamanho. O formato do Weizen é bem comprido, e a parte abaulada próxima à boca, e nenhuma dessas características é meramente estética.

Seu tamanho “exagerado”, com cerca de 500 ml de capacidade, não tem nada a ver com a falta de controle na hora de beber. Por se tratar de um copo específico para consumir cervejas à base de trigo, é necessário que o conteúdo da garrafa seja despejado no copo de uma única vez.

Afinal, uma característica das cervejas tipo weiss é que as leveduras ficam precipitadas na garrafa após o envase e o copo Weizen permite que nenhuma característica se perca. Também é pelo sabor que existe a parte abaulada, pois cria-se um redemoinho e todos os sabores são misturados antes da bebida ir parar no paladar.

 

Caneca Mass

Bamberg Caneca Mass

E aí, vai encarar? 

Mass era originalmente uma unidade de medida austro-bávara que equivalia a 1,069 litros de cerveja e que eventualmente virou sinônimo de caneca de cerveja. A caneca Mass é feita de vidro e possui espessura grossa. Ela também possui uma linha próxima à borda para marcar até onde deve ir a espuma.

A caneca Mass é amplamente utilizada no consumo de chopp, principalmente na Alemanha, e é o copo mais visto na Oktoberfest de Munich.

 

Pint

Bamberg Pint

O copo oficial dos pubs ingleses é também um dos que possuem maior capacidade. Para se ter ideia, os pints fabricados na Inglaterra comportam generosos 568 ml da bebida. Ou seja, dependendo do teor alcoólico, com 1 ou 2 pints muitos já seriam incapazes de diferenciar urubu de papagaio.

Por ter um desenho reto, sem um tipo de curvatura especial para espuma, é o copo ideal para as cervejas do tipo bitter e stouts. Há um modelo de pint chamado de nonick que possui um anel saliente ao redor do copo para facilitar o seu empilhamento e também evitar que ele escorregue das mãos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes copos de cerveja? Aqui estão listados alguns dos mais comuns, mas existem copos mais requintados como o cálice e a flauta, por exemplo, cuja aparência é de taça.

Conte aqui nos comentários qual é o seu copo preferido e se você realmente se preocupa com o copo na hora de beber.